Atendimentos Clínicos

Psicoterapia
Técnica empregada para o tratamento de dificuldades emocionais, problemas psíquicos e transtornos mentais (como pânico, ansiedade, depressão, anorexia, dentre outros). Utiliza-se da comunicação verbal e não-verbal e a atenção à relação entre cliente-paciente e psicoterapeuta.
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como crises pessoais, conflitos conjugais e familiares, transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos e dificuldades nas transições entre as fases da vida.
A Psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões psíquica, orgânica e social. Oferece um espaço privilegiado de reflexão, com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida. Esta função torna-se fundamental em situações de desestruturação e crise, quando a pessoa pode se sentir inapta para lidar com as dificuldades em sua vida.
Há alguns tipos de psicoterapia, conforme a necessidade e a configuração dos problemas, sendo os principais:
  • Psicoterapia Individual
  • Psicoterapia de Grupo
  • Psicoterapia de Casal 
  • Psicoterapia de Família
  • Psicoterapia Institucional
  • Atendimento em situações de Emergência e Crise


Psicanálise
Proposta de atendimento na qual o sujeito é ouvido a partir das suas representações inconscientes, onde o instrumento principal é a fala. Durante as sessões, o paciente é convidado a expressar suas questões de forma livre e sem censura. Procura-se, assim, que o sujeito possa dar significados aos seus sintomas. Neste sentido, não se procura o aconselhamento, mas que o próprio sujeito possa aceder a sua verdade e se responsabilizar pelo seu desejo.
O uso do divã depende de cada caso e é utilizado conforme a necessidade de cada paciente. É um trabalho para quem se dispõe a tratar de seus questionamentos de forma aprofundada.

Psicanálise com crianças
O instrumento principal do tratamento é a fala do paciente, embora no caso de crianças também se recorra ao material lúdico, ao desenho e, principalmente, ao brincar.
Os caminhos que levam ao inconsciente são muitos: sonhos, atos falhos, palavras. Com a criança não é diferente, muito mais do que palavras, as crianças dispõem de um rico instrumental, entre eles: a espontaneidade, a fantasia e o brincar. Através disso um desenho, uma cor, uma simples brincadeira ganham sentido e história, que expressam o mundo emocional da criança e permite que a psicanálise aconteça. 
“O brincar facilita o crescimento e portanto a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais; o brincar pode ser uma forma de comunicação na psicoterapia; finalmente a psicanálise foi desenvolvida como forma altamente especializada do brincar, a serviço da comunicação consigo mesmo e com os outros.”  (D.W.Winiccott - Pediatra e Psicanalista)


Psicopedagogia
Parte-se de um diagnóstico onde a família, o paciente e a escola possam ser ouvidos, procurando dar significado à queixa escolar. A dificuldade do paciente é entendida como um sintoma que requer escuta.
Realizado em consultório, principalmente com crianças e adolescentes que tenham dificuldades na aprendizagem; pode ser feito também com adultos. 
O atendimento consiste em sessões semanais onde serão trabalhadas questões relacionadas à escrita, leitura e raciocínio lógico-matemático, tendo em vista a relação entre cognição e afetividade na aprendizagem. Desta forma, procurar-se-á poder entender porque o sujeito não aprende, assim como, se ele pode ou deseja aprender.
O objetivo do atendimento psicopedagógico não é apenas que o sujeito possa superar suas dificuldades, mas que possa assumir seu desejo de aprender e construir um processo de aprendizagem menos conflitivo.



Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia é uma ciência que estuda a comunicação humana. O fonoaudiólogo atua na prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação nas áreas da linguagem (articulação da fala, ritmo da fala, aquisição de fala, afasia, argumentação etc), motricidade oral (adequação da função muscular, assimetria facial, paralisia facial, readaptação da mastigação e/ou deglutição etc), audição (dificuldade na discriminação e/ou atenção sonora, adaptação de próteses auditivas etc) e voz (projeção vocal, uso profissional da voz, 
O atendimento clínico é iniciado com uma avaliação e, quando é o caso, feito um planejamento de atendimento e há prosseguimento com a fonoterapia. Esta ocorre pelo menos uma vez por semana, em dia e horário pré-definidos entre o profissional e seu paciente.
A duração da fonoterapia não pode ser dada à priori, pois varia conforme o caso, a intensidade, o número de sessões e o envolvimento pessoal de cada um. 


Avaliação Psicológica
Em escolas, a avaliação é utilizada para avaliar dificuldades relacionadas a aspectos maturacionais da aprendizagem, além dos fatores psicológicos envolvidos no dia-a-dia da sala de aula. São usados testes psicológicos, entrevistas e laudos de outras especialidades da área da saúde, se assim se fizer necessário.
Em empresas, a avaliação pode ser utilizada ao contratar candidatos, promover ou remanejar colaboradores. É um valioso instrumento de gestão de pessoas, na análise e identificação de fatores e competências emocionais, comportamentais e cognitivas. No processo de escolha de um candidato é possível comparar o perfil candidato/cargo, fazendo um prognóstico de desempenho. É possível medir níveis de atenção, inteligência, controle emocional, organização, potencial de personalidade, poder de adaptação em equipe, grau de liderança, dentre outros.