Orientação Profissional

Com o objetivo de auxiliar o jovem a refletir sobre o processo de escolha profissional, formulamos uma proposta de Orientação Profissional dinâmica, facilitadora e de atuação preventiva. 
Nesta proposta, a escolha profissional está inserida em um contexto que envolve fatores socioeconômicos, culturais, familiares e psicológicos. O jovem, frente à escolha profissional, necessita pensar sobre seus próprios desejos, sobre as expectativas das pessoas a sua volta e sobre as exigências da sociedade em que vive. 
Durante a adolescência, o ser humano passa por diversas situações em que necessita decidir, escolher, e a escolha profissional é apenas uma delas. Todas essas escolhas resultam na construção de uma identidade. 
Neste momento, um espaço de reflexão fornece ao jovem instrumentos para que possa fazer escolhas saudáveis e conscientes. 
No processo de Orientação Profissional, o jovem é incentivado a iniciar um trabalho de reflexão de si mesmo, tornando-se mais consciente de sua individualidade e de seu papel social. 
Incentivando a Orientação Profissional, a escola estará beneficiando seus alunos, na medida em que oferece mais um espaço de acolhimento para suas dúvidas e necessidades, sendo, dessa forma, um facilitador no processo de transição do jovem para a vida adulta.


Uma das poucas certezas no mundo
é que o ser humano é capaz de chegar a um pensamento autônomo,
assim, certamente estará em condições para enfrentar qualquer futuro.
Mesmo porque ele próprio estará também ajudando a criá-lo.”
(COLOGNESE, in Interações Vol 9, jan/jun 2000, pp 111-125.)