segunda-feira, 11 de março de 2013

Cinema e Psicanálise



INDOMÁVEL SONHADORA

Diretor: Benh Zeitlin
EUA, 2012.

Sinopse:

Hushpuppy é uma menina de seis anos que vive com seu pai às margens de um rio, em uma comunidade pobre. Um dia, ele descobre que está muito doente e decide que não quer ajuda médica. Wink passa a ensinar à menina a sobreviver quando ele não estiver mais presente.
(Fonte: cineclick)

Comentários:

O que fazer diante de uma garotinha que conta nos dedos o número de vezes que foi pega no colo? E que enfrenta fantasticamente ‘animais ferozes’ para proteger quem ama e a si mesma de uma realidade que impõe uma condição extrema e vulnerável?
Estamos diante de um cenário caótico e imprevisível, regido pelas forças da natureza. O tempo todo se anuncia um desespero, uma agonia, um risco. E diante deste cenário acompanhamos a história peculiar de um pai e de sua filha, envolvendo afeto e desentendimento. São animais pré-históricos e catástrofes naturais que se aproximam e que poderiam expor a fragilidade humana, mas estamos diante de seres ‘indomáveis’ que não 'arredam pé’ e lutam para ficar. É uma tribo composta por esta pequena família e seus amigos num emolduramento primitivo e instintivo. Eles fogem de qualquer possibilidade de civilidade, tanto que causa estranhamento ver a garotinha de vestido e com o cabelo arrumado, pois não é a sua natureza.
Afinal, o que está em jogo é a sobrevivência, custe o que custar.

“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável”.
(Mahatma Gandhi)


Fica a dica desta 'fábula' quase desconcertante!

Vanessa Ponte
Psicóloga do Lien Clínica e Assessoria

Um comentário:

  1. A força e toda a magia de uma menina...
    uma sonhadora indomável, decidida e cativante...
    É maravilhoso...
    Dá vontade de tirar a menina da tela e roubar um abraço...

    Leca

    ResponderExcluir