sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pensamentos e Reflexões



Por que o futebol encanta?




Algumas mulheres não conseguem entender porque os homens se encantam com uma partida de futebol. Para elas se trata apenas de jogadores correndo em um gramado atrás de uma bola. Muitas desconhecem com precisão as regras, mas todo mundo reconhece um gol! Há também as apaixonadas e entendidas e até as jogadoras profissionais, claro; existem também homens que não gostam, mas isso é raro.... Mas aqui quero falar sobre um enigma que acompanha o cotidiano do brasileiro e de maioria dos latino-americanos.
O futebol provoca ódios e amores, ou seja, paixões.
A linguagem do futebol pode ser nossa bússola já que inclui as palavras: defesa, ataque, passe, drible, falta, jogador, juiz, time, estádio, entre muitas outras.
Estas palavras lembram metaforicamente situações da nossa vida real.
Talvez por isso este esporte apaixone multidões.
Ao longo dos 90 minutos ou mais, os espectadores torcem e sofrem pelo seu time. Acompanhar uma partida acende a paixão pelo jogo e pela vida. Interessante porque em poucos segundos pode se passar da felicidade à tristeza, da ira à ternura, do companheirismo à violência.
Acredito que as pessoas projetem no jogo seus próprios anseios: ganhar, perder, lutar, se esforçar, brilhar, trabalhar em equipe, ser punido, esperar são verbos que conjugamos no dia-a-dia: na família, no trabalho, na escola, em casa.
O que mais chama a atenção é a fugacidade dos bons momentos que o futebol oferece. Como na vida um gol dura segundos, um passe mal dado pode causar graves problemas, não se defender pode fazer-nos cair. Como na vida, durante o jogo podemos ser desleais, mentir, fingir, sacanear o outro, até ser agressivos e violentos. Porém, o que encanta é o drible, a luta, a tenacidade e a insistência por colocar a bola na rede, ou seja, por alcançar nosso objetivo.
Nosso objetivo, contudo, não é vencer um jogo: é viver! Vencer os desafios, as dificuldades, doenças etc. faz parte, mas o que mais gostamos é mesmo VIVER!!!

Liliana Emparan
Psicanalista e Psicopedagoga do LIEN- Clínica e Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário