quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Linguagem e Comunicação


AFINAL, O QUE É A 'FONOAUDIOLOGIA ESTÉTICA'?



No mundo atual, a comunicação tem um papel importante nas relações interpessoais e profissionais. A comunicação é realizada por meio de aspectos verbais – referente ao conteúdo da mensagem - e não verbais – referentes a expressividade corporal, gestual entre outras.
A expressividade é, trocando em miúdos, uma linguagem corporal que cada pessoa possui para se manifestar. Conhecer os próprios gestos habituais faz com que cada indivíduo consiga tirar o melhor proveito de suas habilidades e possibilidades e apreender outras que possam somar na significação de seus gestos. A expressividade facial é de suma relevância neste contexto, pois ela é uma das responsáveis por declarar a adequação ou não de uma mensagem. Para possuir uma linguagem facial pertinente e em conformidade com o sentimento que se quer transmitir, é necessário, além do autoconhecimento gestual, que haja possibilidades de expressão plena, ou seja, que haja uma disponibilidade motora e estética para uma significação efetiva.
Com o passar do tempo, as musculaturas do rosto e do pescoço se alongam ou se contraem gerando flacidez, sulcos e formando rugas de expressão. Há a possibilidade de minimizar estas marcas promovendo uma adequação da musculatura.
A Fonoaudiologia Estética auxilia nessa adequação ao promover a reorganização muscular, suavizando os efeitos decorrentes dos hábitos faciais adquiridos ao longo do tempo. O trabalho do fonoaudiólogo inicia-se com uma análise da mímica facial, da postura e de funções como a respiração e a mastigação. A partir de então é traçado um plano de tratamento exclusivo para cada sujeito, que consiste em técnicas de relaxamento, manipulação da musculatura e exercícios. Esta prática é indolor e não invasiva e é um trabalho conjunto entre o fonoaudiólogo e seu paciente.


Elisângela Bassi
Fonoaudióloga - Lien Clínica e Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário