quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Linguagem e Comunicação
Esta tirinha do Calvin* nos faz pensar na importância da argumentação. Note como o Calvin argumenta para não organizar o quarto bagunçado, obrigando sua mãe a contra-argumentar a importância de isso ser feito. Vejam que a mãe considera os argumentos de Calvin (sobre como ele poderia saber a importância do trabalho se não será pago por ele) para responder com um discurso coerente (de que ele pode confiar em uma mãe sobre isso).
Isso me fez pensar em algumas situações que presencio ao interagir com pais e filhos no consultório ou mesmo com professores falando de seus alunos. Geralmente, falamos que queremos crianças e jovens mais argumentativos, que não respondam apenas com ‘porque sim’ ou ‘porque não’, que consigam explanar suas ideias, ter e manifestar suas opiniões e expandir seus conhecimentos de mundo. No entanto, quando eles adquirem esse arsenal de argumentos, é difícil dosar o quanto isso deve ser acatado e o quanto isso deve ser refutado.
Ora, uma boa argumentação deve ser respondida com outra de equivalente qualidade. Claro que é importante incentivar a argumentar, mas isso, ao contrário do que usualmente é feito, é também contra-argumentar, é ceder a ela apenas quando for possível e, logicamente, não ceder quando ela não fizer sentido (seja pela impossibilidade do momento, seja pelo absurdo do pedido, por exemplo). Então, a forma como as coisas são ditas são importantes, mas temos que nos ater ao seu conteúdo para saber se são viáveis.
Logo, quando preparamos filhos e alunos para serem pessoas mais argumentativas, precisamos igualmente nos preparar para que não precisemos, por descuido, 'organizar a bagunça do outro’.
Elisângela Bassi
Fonoaudióloga do Lien Clínica e Assessoria
*Tirinha extraída de: Watterson, Bill. (2007). O mundo mágico: as aventuras de Calvin & Haroldo. Tradução Luciano Vieira Machado. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2007:76.
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