Zelig
Sinopse: Zelig é um "mocumentário" sobre a vida de Leonard Zelig (Woody Allen), um homem que chama a atenção do mundo por possuir uma característica extremamente peculiar: sempre que cercado por pessoas diferentes, adquire as características delas, fisica e psicologicamente. Por este motivo, ganha o apelido de "Homem-Camaleão" e chega até a inspirar filmes em Hollywood. Enquanto muitos o tratam como atração de circo, a Dra. Eudora Fletcher (Mia Farrow) tenta investigar a mente deste complicado paciente.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Mia Farrow, Patrick Horgan, John Buckwalter, Marvin Chatinover, Stanley Swerdlow, Paul Nevens, Howard Erskine, George Hamlin, Ralph Bell
Produção: Robert Greenhut
Roteiro: Woody Allen
Fotografia: Gordon Willis
Trilha Sonora: Dick Hyman
Duração: 79 min.
Ano: 1983
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Orion Pictures Corporation
Comentários:
Neste filme de quase 30 anos, o diretor Woody Allen apresenta e discute questões psíquicas complexas. Zelig é uma pessoa que se adapta totalmente aos outros por mais diferentes que sejam, de tal forma que ele mesmo se apaga como sujeito, confundindo-se e mimetizando-se com esse outro. A necessidade compulsiva de parecer/ser um outro fala da obrigação, da urgência de corresponder ao desejo imaginário desse outro. Zelig vive aprisionado a um pedido: “seja igual a mim” que o escraviza a uma imagem e o impede de ser ele mesmo.
O filme apesar de ter cenas engraçadas vai nos dando notícia do sofrimento do protagonista. Afinal, quem é Zelig? O que ele pensa? O que ele deseja? Na colagem constante com o outro, Zelig parece tentar desesperadamente se encontrar.
Vale a pena assistir e refletir!
Liliana Emparan
Psicanalista e Psicopedagoga do LIEN-Clínica e Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário