A linguagem e a Educação Infantil
Escolher a escola de Educação Infantil, creche e/ou berçário para as crianças não é uma tarefa fácil: seja pelo fato de ter de confiar seu filho aos cuidados de outros, seja por não ter certeza se ele receberá estímulos adequados e importantes para seu desenvolvimento.
Nesse período inicial da vida da criança são relevantes todos os aspectos de sua formação; então, todo e qualquer contato pode significar passos importantes para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e motor. É a partir das experiências vividas nesta época que já se começa a firmar o autocontrole e a segurança interna, que devem ser estimulados tanto pela família, quanto pelos profissionais que lidam com ela.
Já que nos dias atuais muitas vezes a única alternativa é deixar os filhos na escola em tempo integral, vale direcionar o olhar para o desenvolvimento diferenciado que essas instituições podem proporcionar às crianças, seja em termos de capacitação dos profissionais, seja em termos de adequação das atividades programadas as suas necessidades e interesses. Além disso, é preciso considerar que as crianças, transpondo o limiar da família, convivem com outras de sua idade e descobrem, a sua maneira, um novo centro social e intelectual. A socialização desenvolve nas crianças a independência, a confiança em si, a adaptabilidade e o rendimento intelectual; vantagens essas que favorecem o seu desenvolvimento global.
Nesse processo, a linguagem é tanto ponto de apoio como finalidade. Na faixa etária em que se enquadram estas crianças, o concreto está muito presente, sendo muito cedo para compreenderem o abstrato. Assim, são necessárias intervenções com dedicada atenção, dando-lhes explicações condizentes com sua idade, ajudando-as a significar a linguagem. A avidez própria da faixa etária em explorar, experimentar, colecionar e perguntar deve ser estimulada e ser utilizada em benefício próprio da aquisição e manejo da linguagem.
Nesse sentido, falar com as crianças desde pequenas é imprescindível para que seu desenvolvimento de linguagem ocorra. A quantidade, o modo e o conteúdo do que é falado irão afetar diretamente na qualidade de sua compreensão e expressividade.
Elisângela Bassi
Fonoaudióloga do Lien Clínica e Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário