quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Reflexões Psicanalíticas


Sabotagem - Contra quem???

O termo sabotagem vem do Francês sabot que significa tamanco ou sapato feito de madeira, a palavra ganhou o significado de impedir ou dificultar o transcurso normal do trabalho porque os operários costumavam colocar seus tamancos entre as engrenagens, para danificar as máquinas.
Será que agindo assim, esses funcionários só prejudicavam o andamento das atividades?
Com certeza não, pois desperdiçavam a chance de novas oportunidades para si.
Gostaria de fazer uma analogia: “colocar seus tamancos entre as engrenagens, para danificar as máquinas.” – vamos pensar as engrenagens como nossas capacidades e as máquinas como nosso EU – Ou seja, subjulgamos nossos potenciais e consequentemente comprometemos nossos resultados e oportunidades.
É óbvio que esses funcionários prejudicavam a empresa, mas seu maior prejuízo  estava no fato de não conseguirem tomar a decisão de buscar novos horizontes, se aqueles não mais lhe atendiam. As máquinas poderiam ser ajustadas para voltar à atividade, mas esses funcionários continuariam com suas avarias.
O ato do boicote nunca é unilateral.  Impede e dificulta o funcionamento, bem como o resultado de todos os envolvidos.
É ilusório pensar que apenas o outro será prejudicado.
A sabotagem pode ser um ato declarado ou inconsciente. Ou seja, a pessoa pode não se dar conta deste movimento, portanto se atente aos sinais: desmotivação, reclamações, pouco investimento, desconforto, falta de prazer. Isso pode gerar um comportamento reativo de ação, como forma de demonstrar o descontentamento, mas não resolve a situação.
A insatisfação pode fazer parte de momentos da vida, mas o encaminhamento que você dará a ela é que fará toda a diferença.  

Grande abraço
Roberta Marin Passos
Psicóloga  - Lien Clínica e Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário