quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Linguagem e Comunicação



A competência comunicativa é a grande responsável pela habilidade que o sujeito tem para compreender e se expressar, tanto na oralidade e na gestualidade, quanto na escrita. Ela começa a ser estimulada na infância, mas é desenvolvida durante toda a vida. É com frequência que sentimos a necessidade de expressarmos melhor determinado assunto, de construir discursos mais elaborados, de desconstruir mal entendidos. Para que tudo isso seja possível, precisamos compreender as possibilidades interpretativas e reconhecê-las; isso significa que precisamos evocar conhecimentos linguísticos (domínio estrutural da língua) e extralinguísticos (conhecimento de mundo, gestos, intenção comunicativa).

Esse vídeo feito pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa) em 2008, em comemoração de seus 100 anos, é muito interessante para observarmos a mobilização do conhecimento linguístico (neste caso específico, sobre a pontuação) e do extralinguístico (a entonação, o contexto, a intenção comunicativa), para a compreensão da brincadeira feita com os sentidos das frases.

Espero que tenham gostado. Um abraço.

Elisângela Bassi
Fonoaudióloga do Lien Clínica e Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário